segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A BATALHA DE TIAN, O HOMEM CÓSMICO

RESGATANDO A IDENTIDADE
DOS REINOS MUTANTES

“A cada luminaria de su piel le puso un NOMBRE, como nombre tiene cada estrella, y cada una de ellas representaba una función en la totalidad, siendo a su vez cada una totalizadora. Y en cada lugar, descubrió que con la intención, con el tacto, con el sentido, con el frío y con el calor, podía hacer recuperar el equilibrio luminoso de su totalidad, y de esa forma recordarle al hombre cual era la posición que le correspondía en el Universo.”

La Estrella Fugaz
J. L. Padilla Corral


Em meio ao turbilhão de nossas vidas, vamos sendo inconscientemente arrastados para longe do Caminho de Liberdade e Criatividade que nos foi dado trilhar, transformados em robôs a serviço das hostes exploradoras do universo. Trabalho, família, lazer, estudos, amizades, todas as formas de socialização acabam, se estamos trabalhando “no automático”, borrando a mensagem original que trazemos estampada em nosso projeto de existência, transformando a nossa vida em uma enfadonha e tediosa repetição de padrões e chavões que nem ao menos são de nossa autoria, nos transformando em seres sem IDENTIDADE, meros escravos esquecidos de nossa HERANÇA E DESTINO CÓSMICOS.

Nesta batalha de resgate da nossa Essência Celeste, devemos usar de todas as possibilidades que tivermos em mãos para evitar e desfazer este processo perverso, se quisermos desfrutar de uma vida rica, plena e (a)venturosa.

Minha amiga e maestra Cris me orientou, segundo ensinamentos do mestre Padilla, a ativar através de massagem, o ressonador Xi do Meridiano do Rim (Shuiquan – Origem da Água) durante os três primeiros dias da lua nova, como forma de resgatar a identidade do Reino Mutante da Água.

Segundo a Tradição, os ressonadores Xi (também chamados de Alarme ou de Acúmulo), possuem a propriedade de relembrar ao Reino Mutante correspondente a Idéia Original impressa em seu destino.

A Lua, símbolo do Yin, do feminino, do inconsciente, do Nagual, dos ritmos biológicos, descortina possibilidades de acessar nossa ancestralidade, nossas origens, a pura fonte de onde brotam nossas virtudes, quando trabalhamos motivados pela energia de seus movimentos/fases.

Inspirado nestas idéias, desenvolvi um sistema de trabalho para resgatar a identidade dos Reinos Mutantes através de estímulos aos ressonadores Xi das Vias de Luz dos órgãos, conjugados às fases lunares correspondentes. Também agreguei a cada etapa do trabalho uma citação do Tratado de Sanación en el Arte del Soplo referente a cada Reino, procurando desta maneira estimular uma postura meditativa nas Virtudes Originais que buscamos desvelar neste processo.

O desenrolar deste “novelo” resultou nesta “novela”, como já dizia um antigo Mestre Taoísta Espanhol.


VIAJANDO PELOS REINOS
SOB A MUTANTE LUZ DA LUA


O MAPA DA VIAGEM


O Mapa que me foi dado para esta Viagem é o dos Cinco Reinos Mutantes, com o Reino da Terra ocupando a posição central, rodeada pelos outros Quatro Reinos (Água, Madeira, Fogo e Metal), onde a energia sempre circula de um Reino a outro passando pelo centro, pois, segundo nos conta a Tradição, esta formação, além de ser na forma de Cruz, simbolizando o Perfeito, coloca a Terra como centro de todos os processos, espaço de transformação e distribuição das energias; o grande Servidor.

O ritmo desta viagem será definido pelas quatro fases do ciclo lunar, onde a Lua Nova corresponderá ao Reino da Água, a Lua Crescente ao Reino da Madeira, a Lua Cheia ao Reino da Fogo e a Lua Minguante ao Reino do Metal. Caberá ao Reino da Terra, como já foi exposto, o papel de elemento de transição entre os Reinos, sendo sua Energia trabalhada no último dia de cada fase lunar e a dos demais no primeiro dia (o número de dias pode variar de um a três, de acordo com a inspiração do praticante). Cabe agora estabelecermos nosso roteiro, o Caminho Sanador que percorreremos nesta missão de resgate dos Reinos perdidos nas sombras do esquecimento de si mesmos.

Começaremos nossa caminhada pelo Reino da Água, morada da mais absoluta imobilidade onde repousa a Semente de todo movimento. É também o sítio onde são guardadas as energias que herdamos do Céu e cujo destino viemos cumprir. Estimularemos o ressonador Xi do Rim (R5-Shuiquan-Origem da Água), no primeiro dia da Lua Nova.

Faremos nossa primeira passagem pelo Reino da Terra, que como já dissemos é o Reino da transformação e distribuição, da grande Generosidade, onde faremos estimulação no ressonador Xi do Baço-Pâncreas (BP8-Diji-Força Motriz da Primeira Matéria), no último dia da Lua Nova, preparando a chegada do Reino da Madeira.

No primeiro dia da Lua Crescente entramos no Reino da Madeira, lugar de toda decisão e movimento, casa da Justiça e da Sinceridade, quando estimularemos o ressonador Xi do Fígado (F6-Zhongdu-Totalidade Central).

Nova passagem pelo Reino da Terra, no último dia da Lua Crescente, estimulando outra vez BP8-Diji, agora preparando a entrada no Reino do Fogo, sede do Shen, o Espírito do Conhecimento, onde no primeiro dia da Lua Cheia estimularemos o ressonador Xi do Coração (C6-Shigong-Pedra Sonora do Templo de Jade)

No último dia da Lua Cheia, passamos mais uma vez pela Terra, com nova estimulação em Diji-BP6 e entraremos no Reino do Metal, fiel depositário dos valores e virtudes do Rei, estimulando o ressonador do Pulmão (P6-Kongzui-Comunicação com o Superior) no primeiro dia da Lua Minguante.

E assim, de forma sucessiva e cíclica, teremos a oportunidade de trabalharmos o resgate da Energia Original desenhada para os Reinos, por ocasião de cada fase lunar, acompanhada das meditações específicas para cada um, como veremos no esquema a seguir.



Reino da Água

Ressonador Xi do Rim - R5 - Shuiquan (Origem da Água)
Estimular com massagem no primeiro dia da LUA NOVA.


Meditação

“Nace así la manifestación final de esta entidad visceral, que es LA FIRMEZA:
la firmeza en lo fundamental, en el quehacer, en esa RESPONSABILIDAD.
La firmeza del agua, que se adapta a cualquier recipiente sin dejar de ser agua;
La firmeza del agua que se mezcla con otros compuestos pero sigue siendo agua;
La firmeza del río que sortea los obstáculos pero siempre llega al mar.”



Reino da Madeira

Ressonador Xi do Fígado - F6 - Zhongdu (Totalidade Central)
Estimular com massagem no primeiro dia da LUA CRESCENTE.


Meditação

“El único vehículo que puede hacer posible la DECISIÓN en su momento adecuado
y evitar la aparición de la violencia, de la cólera inesperada e improcedente,
es La Verdad, La Sinceridad.
La Verdad en cada instante, en cada momento,
es la que hace posible la permanente decisión que siempre se ajusta a la situación.
La aliada de la mentira que hace imposible la decisión y favorece la ira y la cólera es la justificación, justificación para mentir, para decir verdades a medias,
para palabras mal interpretadas...
Con la Sinceridad, la decisión se vuelve el viento continuo
que transporta el fruto de la generosidad del hígado.”



Reino do Fogo

Ressonador Xi do Coração - C6 – Shigong (Pedra Sonora do Templo de Jade)
Estimular com massagem no primeiro dia da LUA CHEIA.


Meditação

“En el corazón encontramos la posibilidad de que el hombre recupere su identidad,
su nobleza, su intención, y se convierta en lo que es. Por eso, al recuperar el poder
del Emperador, el hombre manifiesta al exterior la autenticidad de su identidad.
Y, a través de LA PALABRA, que es la expresión del corazón —y que es um recuerdo del sonido del universo— lo que hace es identificarse en la posición que le corresponde dentro de ese universo, con el designio que para él está escrito en las estrellas.
Así debe ser el Emperador.”



Reino do Metal

Ressonador Xi do Pulmão - P6 – Kongzui (Comunicação com o Superior)
Estimular com massagem no primeiro dia da LUA MINGUANTE.


Meditação

“En el pulmón se encuentra el ALMA INSTINTIVA.
Las almas son las formas particulares de los espíritus universales.
Y el alma que alberga el pulmón, es la materialización de la energía cósmica
de las experiencias colectivas, por eso en él se almacena el RECUERDO,
el recuerdo instintivo universal, no solamente de su
especie sino de todas las demás especies y criaturas del universo.
El recuerdo permanente de lo que somos y de lo que tenernos que ser,
de lo que tenernos que hacer y hacia dónde tenemos que ir.”



Reino da Terra

Ressonador Xi do Baço-Pâncreas- BP8 – Diji(Força Motriz da Primeira Matéria)
Estimular com massagem no último dia de cada fase da lua,
preparando a energia do Reino Mutante seguinte.


Meditação

“Y en el Bazo, por conocer el todo, radica LA REFLEXIÓN.
La reflexión del bazo es un instante de silencio, un segundo de encontrarse,
una opción encaminada a recoger todos los acontecimientos que ocurren
en nuestro camino y darles un sentido, para poder luego,
sin obsesionarse, relacionarlos con el acontecimiento actual.
Cuando la reflexión es trascendente está ligada a la alegría de vivir,
está matizada por el recuerdo, por la nostalgia...
entonces es una reflexión ágil, mantenida. Cuando la reflexión trasciende su esquema
de seguridad, entonces adquiere el esquema del compromiso.
Así la reflexión construye, minuto a minuto, día a día, el rompecabezas que sitúa
nuestro hacer, nuestra actitud, dentro del plan universal.”



Lembrando que estas práticas, como tudo em nossa vida, devem ser feitas sob a inspiração dos ditames do CÉU. Assim, sugiro que iniciemos e encerremos estes trabalhos com uma postura de Meditação e Oração, para que o estímulo dos ressonadores seja mediado por uma INTENÇÃO de qualidade superior.


VIAJANDO NO VENTO

Ciente que o mais importante em todo processo Sanador é a Simplicidade e a Reta Intenção, tomo a liberdade de sugerir mais alguns procedimentos que, usados com consciência, poderão acrescentar em qualidade ao trabalho.

- O canto dos ressonadores – durante o processo de estímulo, podemos cantar/chamar os ressonadores pelos seus nomes originais.

- Mentalização de cores – sabendo que cada Reino Mutante tem uma cor que lhe é especifica, podemos visualizar a cor correspondente durante o estímulo ao ressonador, ou seja, azul para a Água, verde para a Madeira, vermelho para o Fogo, branco para o Metal e amarelo para a Terra.

- Direção – podemos nos voltar para o ponto cardeal relativo ao Reino Mutante, para recebermos as energias específicas que provêem de cada direção. Assim, nos voltamos para o Norte enquanto trabalhamos com o Reino da Água, para o Leste com a Madeira, para o Oeste com o Metal, para o Sul com o Fogo e quando trabalharmos a Terra, nos voltaremos para o ponto cardeal do Reino seguinte, por exemplo, se estivermos trabalhando com o Reino da Terra no último dia da fase lunar crescente (Madeira), nos voltaremos para o Sul preparando a energia do Reino Mutante do Fogo.

- Respiração – através do trabalho respiratório, inspirar a Energia do Céu e leva-la até o ressonador que estivermos estimulando.

Podemos assim agregar a este Trabalho Sanador diversos procedimentos, além dos citados, como Qi Gong, Puntura, etc, de acordo com o conhecimento, a criatividade e inspiração de cada um.

Para finalizar, gostaria de agradecer as dádivas que o Espírito da Vida tem me proporcionado e a oportunidade de retribuí-las, estando “Samurai”.


BIBLIOGRAFIA

La Estrella Fugaz – J.L.Padilla Corral

Tratado de Sanación em el Arte del Soplo – J.L.Padilla Corral

La Resurrección de lo Mediocre – J.L.Padilla Corral

Dicionário de Símbolos – Jean Chevalier/ Alain Gheerbrant


Dedico este singelo trabalho à minha amiga e Maestra Cris, cujo conhecimento e carinho inspiraram a sua realização.

Rômulo Pimenta
Escola Nei Jing-Belo Horizonte
Verão de 2010
Ano do Tigre de Metal

Um comentário:

  1. Nossa muito bom... Eu me formei na mesma escola aqui de porto alegre...

    ResponderExcluir